Cartão-postal é tema de palestra no CIS-Guanabara

Evento, promovido pelo IHGG-Campinas, ocorre no sábado. A entrada é franca

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (IHGGC) promove no próximo dia 25, às 9h30, no CIS-Guanabara, a palestra Panorama das Transformações de Campinas nos Antigos Cartões Postais. A palestra será proferida pelo pesquisador Luís Eduardo Salvucci Rodrigues que abordará aspectos históricos da cidade a partir desse meio de comunicação praticamente em desuso no mundo todo, mas que se constitui em importante fonte documental para pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

Segundo Salvucci, o material que ilustra a palestra permite apreciar, sob diversos ângulos, o antes e o depois de ruas e praças da cidade nas décadas de 1900 a 1950. Pode-se, também, comparar as primeiras séries dos postais produzidos pelas três principais casas editoras instaladas na cidade e fazer arbitrariamente um recorte dos edifícios mais retratados ao longo do tempo. Ao analisar um grande volume de cartões postais é possível estudar e ilustrar a história da cidade com belas imagens, que, de acordo com Salvucci, são desconhecidas do grande público. Os participantes terão direito a certificado concedido pelo Instituto Histórico de Campinas.

Palestra gratuita mostra, por meio de cartões-postais, transformações ocorridas na cidade de Campinas

O IHGG-Campinas é uma associação cultural sem fins econômicos, formada por historiadores, geógrafos, genealogistas e estudiosos dessas áreas do conhecimento. Segundo a coordenadora do evento, Eliane Morelli Abrahão, os principais objetivos do instituto são incentivar, desenvolver, apoiar e divulgar pesquisas por meio de palestras, conferências, publicações, exposições, cursos e demais atividades, visando a contínua expansão das fronteiras culturais e o aprimoramento da qualidade do nosso patrimônio intelectual e artístico.

As Inscrições para a palestra do dia 25 podem ser feitas pelo seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/G4DUsWF1huYhT6v29. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 35216513 ou pelo e-mail morelli@unicamp.br.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação do agente cultural Flávio Henrique de Almeida Prado, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

Cartão-postal é tema de palestra no CIS-Guanabara

Data do evento: 25/05/2019