— EVENTOS

Cinedebate com o filme Chega de FiuFiu acontece na Casa do Lago dia 9 às 11h45. Entrada Franca.

O assédio e o direito das mulheres ao espaço público é colocado em destaque neste encontro



No dia 9 de outubro, às 11h45 a Casa do Lago recebe o Cinedebate com o filme Chega de FiuFiu, para discutir o assédio e o direito das mulheres ao espaço público.

A entrada é franca e haverá a socialização de lanches (já que o evento acontece em horário de almoço). Sinta-se livre para participar e/ou contribuir.

CHEGA DE FIU FIU

Em 2017, a 7º DP, responsável pelo policiamento de Barão Geraldo, registrou 13 casos de estupro. Em 2018, Campinas fechou o primeiro semestre com um aumento de 13,97% nos casos, em comparação ao mesmo período de 2017, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. As 13 delegacias da cidade registraram 155 casos de janeiro a junho. Em Barão Geraldo, foram registradas 3 vítimas de estupro no ano passado.

Ruas mal iluminadas e desertas, muros cada vez mais elevados e as pessoas se fechando em suas casas. Essa é a lógica inversa de ocupação do espaço geográfico urbano. Se a rua é escura e vazia, há um receio em ocupá-la. Se o espaço público não é ocupado, ele, então, se mantém vazio. E, assim, a violência se retroalimenta.

Vemos o aspecto geográfico de Barão Geraldo se tornando um 'facilitador' para a vulnerabilidade do gênero mulher. Uma praça popularmente conhecida como “Praça do estupro”. Grupos de whatsapp e facebook para alertar as companheiras. Não vamos nos contentar com isso!

Temos um capital político numeroso e promissor dentro da Unicamp e uma eleição municipal prestes a acontecer. Precisamos de iluminação pública e de qualidade, pontos de segurança local com pessoas preparadas e capacitadas, uma polícia não militarizada, humana, promovendo a segurança pública e convivendo com pessoas que só querem voltar em paz da faculdade, do trabalho, da padaria, do bar...
Como nos mobilizamos para tornarmos esse espaço socialmente ocupável por nós, mulheres? Qual o papel dos homens nessa construção? Queremos ocupar um lugar que também é nosso. Não queremos além, queremos o mínimo: o direito de ir e vir.

Convidamos você para discutirmos e construirmos junt@s formas de transformar a cidade onde vivemos em um lugar mais equânime e socialmente seguro. Buscaremos ferramentas de conscientização e educação para que a ocupação do espaço urbano seja, de fato, democrática.
Venha para o Cinedebate: O assédio e o direito das mulheres ao espaço público – com exibição do filme Chega de Fiu Fiu.

ASSISTA AO TRAILER DO FILME: clique aqui



Evento

Cinedebate: Chega de FiuFiu - O assédio e o direito das mulheres ao espaço público

Detalhes do evento

Data do evento: 09/10/2019

Entrada Franca.

Horário de Início: 11h45