Culturas Negras. Em novembro na Casa do Lago, arte para apreciar e refletir

Iniciando o mês  da Consciência Negra, manifestações artísticas na Casa do Lago convidam à apreciação e reflexão sobre o tema

Nos dia 05 e 07 de novembro, a partir das 18h30, a Casa do Lago apresenta as atrações do projeto Culturas Negras. Hoje! contemplado pelo Edital 2018/2 do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp - GGBS.

Música, dança e poesia são manifestações compartilhadas pelos grupos Migrantes da Marginal e Coletivo Arena do Rap, porém, com formas distintas e particulares de discurso. Lirismo e objetividade, corpo e voz, ancestralidade e modernidade, se misturam para expressar a realidade do ser integrado na vida e na comunidade. Dimensões filosóficas, políticas e artísticas constroem um tipo de arte que instiga a pensar, dançando.

Na quarta-feira, uma roda-de-samba vai transformar a Sala Multiuso no quintal que recebe e abraça a todos com a música brasileira que possue as raizes mais profundas. O Pagode da Vó Tiana vai buscar na tradição a essencia do seu repertório vivo, atual e contagiante.

A culinária Afro-baiana completa com muitos sabores as duas noites especiais.

05/11, segunda-feira, 18:30, Sala de Cinema

MIGRANTES DA MARGINAL

Formado em 2014 por estudantes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com o objetivo de  criar um dialogo artístico que fusiona música negra brasileira, dança contemporânea, sapateado americano, linguagem do rap, do reggae e do samba, associada a poesias que abordam as desigualdades sociais e os contextos de exclusão, o grupo contará com a participação especial do dançarino Carlinhos Rowlands para esta apresentação na Casa do Lago.

O grupo já se apresentou no evento Talk Show: Arte e Cidadania LGBT, Unidança. Em 2015 no Instituto Acaia em São Paulo para os adolescentes do projeto social. Contemplados com o edital do SAE/Ação Cultural Eixo Comunidade no ano de 2017, realizou apresentações nas escolas localizadas nas periferias de Campinas/SP. Em 2018 apresentou-se para os adolescentes da Fundação Casa do Jequitibá em Campinas/SP e na festa do dia das crianças na favela do Real Parque em São Paulo.

Integrantes:

Cristina Santos (Dança)
Graciela Soares (Canto)
Denis Sartorato (Música)

Convidado Carlinhos Rowlands (Dança)

05/11, segunda-feira, 19:30, Sala Multiuso

COLETIVO ARENA DO RAP

Idealizado por Vitor Mafra, estudante de Ciência Socias,  a primeira edição do projeto Arena do Rap aconteceu em abril de 2015, propondo a criação de um espaço de fomento aos agentes da cultura Hip-Hop, enquanto movimento social e político, visando a promoção da interculturalidade, o estímulo à integração orgânica entre a comunidade acadêmica e as comunidades externas à Unicamp.

O Coletivo atual continua em transformação pois resulta da atuação aberta à parcerias, incluindo setores culturais, de pesquisa, organizações independentes da cultura Hip-Hop, comunidades da cidade de Campinas e região.

Seis integrantes dividem o palco, nesta apresentação na Casa do Lago que, certamente, contará com participações especiais dos amigos da poesia, do rítmo e da energia cidadã.

07/11, quarta-feira, 18:30, Sala Multiuso

PAGODE DA VÓ TIANA - RODA-DE-SAMBA

Prestes a completar 14 anos de história, o Pagode Da Vó Tiana nasceu do encontro de amigos na conceituada comunidade do samba de Campinas, a Vila Teixeira.

No dia 07/11, integrando a programação do projeto Culturas Negras, o melhor do samba raiz vai balançar a Casa do Lago, contagiando a todos com a mais brasileira e popular das manifestações culturais.

Culturas Negras

Período do evento: 05/11/2018 a 07/11/2018

Roda-de Samba, Roda-de-Conversa, Dança, Mostra de Cinema, Culinária Afro-baiana e mais.

MIGRANTES DA MARGINAL - musica, dança e poesia

05/11, segunda-feira, 18:30 - Sala de Cinema