Exposição Fotográfica Mínimos tem início dia 28/03 na Galeria da Casa do Lago - Visitação Gratuita

Amanda Leite, pesquisadora responsável pela exposição, ministra oficina sobre fotografia e processo criativo dia 29/03 às 14h00

A Casa do Lago tem a honra de trazer mais uma Exposição para sua Galeria - Exposição Fotográfica Mínimos, da fotógrafa, professora e pesquisadora: Amanda Leite.

A exposição ficará aberta de 28 de março à 16 de abril de 2019, com visitação gratuita das 9h00 às 18h00.

No dia 29/03, das 14h00 às 17h00, será ministrada a Oficina Mínimos: Oficina sobre Fotografia e Processo Criativo, na Galeria da Casa do Lago, como numa imersão à Exposição.

Serão 15 vagas e as inscrições devem ser feitas de 20/03 a 27/03, através do link abaixo:

Série: Mínimos

2018/2019

​​O poeta Manoel de Barros no Livro das ignorãnças enfatiza que “é preciso desinventar os objetos”, dar a eles outras funções, “usar palavras que ainda não tenham idioma”.

Como uma criança que diariamente (des)inventa palavras e objetos em despropósitos tomo esta provocação para produzir a série Mínimos.

Um tipo de exercício brincante na composição fotográfica. Uma tentativa de compor pequenos poemas imagéticos onde a menor parte ganha destaque em imagens que mesclam cenas cotidianas e ficção.

Ao colocar figuras humanas em diferentes escalas e perspectivas chamo a atenção à própria vida, às existências mínimas que performam nosso cotidiano.

Estes pequenos seres habitam mundos imaginários, tencionam diferentes situações e pontos de vista. Ainda que não obedeçam a uma lógica de aparição na cena, estes personagens criam microcosmos, sugerem "quase-mundos".

O que cada um nos dá a ver?

Ao "animar" objetos, alimentos e personagens busco apreender as coisas do seu interior entendendo que "perceber não é observar de fora um mundo estendido diante de si, pelo contrário, é entrar num ponto de vista, assim como simpatizamos. Percepção é participação" (Lapoujade, 2017, p. 47).

Procuro abrir fissuras, criar outras perspectivas, deslocar os clichês de signos e símbolos comuns para perceber outros modos de existência ou a existência mínima das coisas como pontua David Lapoujade. Cada fotografia existe pela potência de vida, pela fragilidade, pelo estímulo imaginário.

Portanto, meu convite a você é que possamos então continuar brincando, pensando, criando com as imagens e suas singularidades. Que o nosso modo de ver seja mais intenso, inventivo e experimental.

Amanda Leite é Fotógrafa, Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena o Coletivo 50 graus – Grupo de Pesquisa e Prática Fotográfica. É colaboradora da Revista Fhox de fotografia. Editora na Revista Observatório (UFT/Seção Visualidades).

Durante o período de pós-doutoramento realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2018, Amanda Leite investigou o tema “Fotografia Contemporânea e processo criativo” e produziu a série fotográfica Mínimos. A série foi contemplada na Chamada para Ocupação Artístico-Cultural do Espaço Cultural Casa do Lago em 2019 e será apresentada no formato de exposição individual.

A Exposição Mínimos também foi selecionada em outros editais para o ano de 2019. Irá percorrer as cidades de João Pessoa, na Paraíba, Ocupação da Pinacoteca/UFPB (previsão de estreia para o segundo setembro deste ano), e a capital do estado do Tocantins, Palmas, com data de abertura confirmada para 14 de junho de 2019, na galeria do Sesc Tocantins.

Para conhecer mais a fotógrafa e seus trabalhos acesse o site: Amanda Leite

Oficina Mínimos - Oficina sobre Fotografia e Processo Criativo

Data do evento: 29/03/2019

Horário da Oficina: 14h00 às 17h00

Requisitos: O aluno precisa ao menos ter 1 celular com câmera.

Será oferecida declaração de participação.

Período de inscrições: 20/03 a 27/03, através do link abaixo:

Este evento foi selecionado pela Chamada para Ocupação Artístico-Cultural da Casa do Lago