Líder indígena colombiano, Óscar Montero realiza série de atividades na Unicamp

Programa Artista e Pesquisador Residente traz o cientista político do povo Kankuamo para uma semana de oficinas e palestras

Entre os dias 29 de outubro e 01º de novembro, o Programa Artista e Pesquisador Residente da Unicamp receberá o cientista político e lider do Movimento Indígena Colombiano e do povo Kankuamo Óscar David Montero de la Rosa, que ministrará conferência e workshops com referências à cultura dos povos latinoamericanos, e especialmente de sua etnia.

Óscar possui formação em Ciência Política pela Universidade Nacional da Colômbia, especialização em Políticas Públicas e Governamentais pela Universidad del Cauca, e em Direitos Humanos, povos indígenas e políticas públicas na América Latina e no Caribe pelo Instituto Henry Dunant Internacional da América Latina no Chile.

Destacado líder estudantil do Movimento Indígena Colombiano, conta com reconhecimento de grandes instituições, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Organismo Internacional de Juventude para a Iberoamérica (OIJ), entre outros, destacando-se especialmente em questões de juventude, direitos humanos, processos organizacionais, culturais e para a educação superior indígena e intercultural. Escreveu e dirigiu o documentário “Hijos de la Madre Tierra”. Foi também consultor de organizações internacionais do Sistema das Nações Unidas, como o WIPO, ACNUR, Fundação Plan Internacional e Save The Children, além de atuar como Professor Convidado em universidades como Harvard University e Boston University.

Atualmente Óscar desenvolve seu ativismo em defesa dos Direitos dos Povos Indígena e é consultor da Organização Nacional Indígena da Colômbia - ONIC, no Departamento de Direitos dos Povos Indígenas, Direitos Humanos e Paz, onde coordena o Relatório Nacional da Memória Histórica das afetações individuais e coletivas dos povos indígenas no contexto do conflito armado e social político.

Veja abaixo a programação completa de atividades:

Conferência: Metodologias e pedagorias próprias dos povos indígenas
Data: 29 de outubro, terça-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade de Educação da Unicamp - Rua Bertrand Russell, 801

Workshop de danças coletivas do povo Kankuamo
Data: 30/10, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: CIS-Guanabara - Rua Mário Siqueira, 809, Bairro Botafogo

Conferência: Questões culturais e artísticas dos povos indígenas da Colômbia e da América Latina
Data: 31 de outubro, quinta-feira
Horário: das 09h às 12h
Local: Centro de Convenções da Unicamp - Av. Érico Veríssimo, 800

Conferência: Direitos Humanos a partir da mirada dos povos indígenas colombianos e latinoamericanos
Data: 01º de novembro, sexta-feira
Horário: das 09h às 12h
Local: Centro de Convenções da Unicamp - Av. Érico Veríssimo, 800

Workshop de danças coletivas do povo Kankuamo
Data: 31/10, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Centro Cultural Casa do Lago - Av. Érico Veríssimo, 1011

As inscrições para todas as atividades devem ser feitas através do link https://forms.gle/z5RRBQovajc9BAUj8. As inscrições nos workshops dependem da disponibilidade de vagas, e serão confirmadas através do e-mail cadastrado.

Líder indígena colombiano, Óscar Montero realiza série de atividades na Unicamp

Período do evento: 29/10/2019 a 01/11/2019

O Programa Artista e Pesquisador Residente é parte do convênio da Unicamp com o Banco Santander, e coordenado pela Diretoria de Cultura da Unicamp.