— EVENTOS

Palestra: “Selfies, Retratos e Autorretratos para a Eternidade” acontece na Casa do Lago dia 12/06

Prof Dr. José Joaquín Lunazzi, do IFGW/Unicamp, ministra a palestra gratuita às 12h00



A Palestra “Selfies, Retratos e Autorretratos para a Eternidade” acontece na Casa do Lago dia 12/06, das 12h00 às 13h30, em nossa sala de cinema.

Esta palestra foi apresentada no dia 18 de abril de 2017 no Instituto de Física da Unicamp, e é apresentada agora como parte das demonstrações que o Prof. Dr. Lunazzi realiza no ano de seus 50 anos de carreira.

O Prof. Dr. José Joaquín Lunazzi traz este tema com o intuito de conscientizar sobre a realidade da vida, sobre a história trágica da Humanidade, sobre a ciência como caminho para tentar se aproximar do conhecimento da vida, e a arte como expresão necessária para se viver a vida. Apesar do sentimento trágico, a intenção é a de valorizar o tempo e o sentido da vida.

Autorretrato com orelha enfaixada e cachimbo - Pintura de Vincent van Gogh

 

                                        Molécula de DNA

                                       
 Foto da ovelha Dolly, clonada

Release:

“Homem: conhece-te a ti mesmo”, aforismo da filosofia grega que podemos expressar e extender também como “Quem somos, porquê estamos, o que foi o passado, o que será o futuro”.

As maiores incógnitas, sem dúvida, e às que normalmente dedicamos pouco tempo mas, quando nos toca pensar, vale por um tempo infinito. Não é o que pensamos na idade jovem geralmente, a menos que fatos muito transcendentes aconteçam em nossa vida: doenças graves, perda de amigos ou familiares, tragédias sociais, etc..

O temos, no entanto, presente sem a conciência direta, como mostra a frequência com que as pessoas hoje em dia se retratam, graças à facilidade que a física e a tecnologia lhes forneceu em pequenos aparelhos sempre a mão. Os chamados “selfies”, e a necessidade quase imperiosa de logo colocar nossa imagem na internet, para a espalhar e com ela abranger o mundo. Ou a que leva em alguns casos à pessoa a praticar um crime extraordinário para chamar a atenção do mundo e assim sentir que ele é alguém que existe e tem importância. Nem que seja filmando ao vivo seu próprio suicídio, ou provocando uma carnificina.

Mas quem somos? Aquilo que o espelho nos mostra? Aquilo que vemos em fotografias diversas que vamos colhendo? O que outros falam de nós? E como entender coisas que fazemos, mas que depois nos arrependemos pois não parecem ter sido de nossa conciência?

A necessidade instintiva de comer, ganhar nosso espaço, nos relacionarmos com os demais? A força do sexo, de onde vem?

Ao conhecermos sobre costumes de animais que nos resultam exóticas, ou pelo contrário, muito semelhantes às nossas, entendemos que não somos tão diferentes deles. Ao sabermos que houve seres antigos diferentes dos atuais, ao saber que algumas árvores vivem miles de anos enquanto outros seres poucos dias, e que existem animais que nunca morrem, ao saber que podemos encontrar no DNA várias das características que identificamos na vida, e mais ainda, ao saber que nele está o programa que nos faz crescer, nos desenvolver, reproduzir, e parar de crescer, até morrer, não podemos deixar de pensar na ciência. Profundamente.

Tudo isto tenho colocado com exemplos no evento de uma hora de duração “Selfies, Retratos e Autorretratos para a Eternidade”, que começa com arte e aproveita a disponibilidade de técnicas de imagem que vão desde as sombras até a imagem tridimensional e a holografia, me colocando como uma pessoa que reflite sobre isto, pois justamente com sua idade sente o corpo envelhecer, e percebeu agora porquê no filme “Blade Runner” (o original, de 1982) os androides estavam atrás de quem os produziu: porque ele tinha o domínio do tempo de vida, uma analogia que tira esse domínio do campo da religião e o traz para a ciência. Com um final surpreendente. A proposta é discutir, divulgar e realizar esse evento o mais possível, aperfeiçoar talvez a maneira de apresentá-lo, para o colocar onde possa ser melhor recebido. Inconveniente para maiores de 60 anos. Prof. Dr. José J. Lunazzi

---------------------------------------------------------

O Prof. Dr. José Joaquín Lunazzi possui mestrado em fisica pela Universidad Nacional de La Plata (1970) e doutorado em Física - Universidad Nacional de La Plata (1975). Pós-doutorado na Université Pierre et M. Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor adjunto MS-5 II da Universidade Estadual de Campinas. É consultor internacional - Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas-CONICET-Argentina, Consejo Nacional de Ciencia y Técnica, México, Consultor das revistas Optical Engineering, Applied Optics, Optics Letters, Optics Express, Journal of the Optical Society of America, 3D Research, Journal of Archaeological Sciences: Report, Revista Brasileira de Ensino de Física e consultor nacional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, etc..

Tem experiência na área de Física, com énfase em Óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens tridimensionais, holografia, óptica, visualização tridimensional e difração. Tem realizado protótipos de TV holográfica e possui duas patentes em aplicações de telas holográficas com luz branca, tema no que foi pioneiro em 1987. Encontrou a primeira imagem por difração de luz branca. Pode ser considerado iniciador do campo da óptica arqueológica com trabalhos sobre elementos ópticos americanos. Realiza atividades permanentes de divulgação como a "Exposição de Holografia" e a "Veja a Luz Como Nunca Viu", que atendeu mais de 5.000 alunos de escolas públicas, e o sitio de distribuição de relatórios e vídeos "F809-Instrumentação para o Ensino", alem de atividades com experimentos de fisica para todo público e presentações em escolas. Orienta pesquisa em ensino de ciência. Realiza e orienta também trabalhos de arte. (Fonte: Currículo Lattes)

---------------------------------------------------------

A palestra possui o apoio da Coordenadoria de Extensão do Instituto de Física, através da Coordenadora Profa. Gabriela Castellano.



Evento

Palestra "Selfies, Retratos e Autoretratos para a Eternidade", com o Prof. Dr. José Joaquín Lunazzi

Detalhes do evento

Data do evento: 12/06/2019

Palestra Gratuita.

Não há necessidade de inscrição.

Horário: 12h00 às 13h30