Projeto Guri se apresenta dia 13 em Campinas

Polo sediado no CIS-Guanabara mostra resultado de um semestre de trabalho

Desde setembro do ano passado, as tardes de terças e quintas-feiras do CIS-Guanabara ganharam uma movimentação diferente. Meninos e meninas do Projeto Guri, com idades entre 6 e 17 anos, encontraram-se em busca de um objetivo comum: a música. No começo, como era de se esperar, o som desafinado dos instrumentos tomava conta do espaço. Aos poucos, os jovens aspirantes a músicos e musicistas foram assimilando os ensinamentos e aquilo que era um desencontro de tons graves e agudos transformou-se em melodia, compondo um rico repertório que inclui temas de filmes, MPB e músicas internacionais. Uma mostra desse aprendizado será apresentada no próximo dia 13, às 15h00, no Auditório Ildo Matos, no Centro de Campinas.

Nesse evento gratuito de encerramento de semestre do Polo Campinas, segundo a coordenadora local, Jacque Briquet, 86 alunos com instrumentos de corda, sopro e canto coral, apresentarão cerca de 20 músicas como Manhã de Carnaval, Pirates Of Caribbean, Dancing Days e Aquarela. Os alunos serão comandados pelos professores Sinval Gomes Medeiros (clarinete, flauta transversal e saxofone), Maycon Roberto Paiva (trompete, trombone e eufônio), Claudio Gatto (violino e viola erudita), Fábio Rodrigues Nunes (violoncelo e contrabaixo acústico) e Welma Mendes da Silva Martins (canto coral juvenil e iniciação musical)

O Polo Campinas do Projeto Guri é uma iniciativa que envolve a Secretaria do Estado da Cultura, a Unicamp, por meio do CIS-Guanabara, e a Prefeitura Municipal de Campinas. Para o sociólogo e diretor do CIS-Guanabara, Marcelo Rocco, o evento do próximo dia 13 é o resultado de um trabalho sério e de grande responsabilidade social. “É nosso papel, enquanto centro cultural, desenvolver e fomentar projetos dessa natureza. O objetivo primeiro do projeto Guri é a inclusão social por meio da educação musical. Para nós, o alcance é muito maior, pois sediar esse projeto é uma oportunidade para integração, socialização e desenvolvimento cultural desses jovens, uma vez que o ambiente possibilita o conhecimento de outras linguagens e saberes” afirma.

O acesso ao Projeto Guri é universal e gratuito, porém, a organização desenvolveu políticas e práticas com foco na inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social. A partir do momento em que passam a  integrar o Guri, os alunos recebem atenção que vai muito além do ensino musical, com foco em trabalhar observando todas as condições que afetam a vida e o bem-estar de cada um, incluindo educação, assistência social, saúde, habitação, entre outras necessidades. O Polo Campinas começa a receber em agosto inscrição para novos alunos.

No CIS-Guanabara, o Projeto Guri, com a coordenação da agente cultural Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp.

Serviço:

Evento: Projeto Guri – Encerramento do Semestre

Data: 13 de junho, às 15h00

Local: Auditório Ildo Matos (R. José Paulino, 1829 - Centro - Ao lado da Igreja do Nazareno)

Projeto Guri se apresenta dia 13 em Campinas

Data do evento: 13/06/2019