— EVENTOS

VOCÊ JÁ OUVIU A QUEBRADA? Mostra de Cinema na programação do projeto Culturas Negras

Exibição de seis curta-metragens será seguida de debate com os organizadores Thamires Mandela, Natasha Rodrigues e Jordana Barbosa

Mostra de Cinema organizada pelo Núcleo de Consciência Negra da Unicamp, começa às 18h30 na Casa do Lago

Confira a programação:

Filme: O orgulho da nação
Duração: 28:39''
Sinopse: Em um campo de batalha os do “bem” contra os do “mal”. De um lado, menores de idade que buscam sobreviver e vencer na vida. Do outro, os “cidadãos de bem” procurando restaurar a paz que viveram entre parte da década de 60 e 70. Jovens e adultos buscando um lugar ao sol com o comércio de entorpecentes ilícitos. E ele “Porcão”, o orgulho da nação, figura messiânica oriundo dos telejornais de fim de tarde. Uma história que acontece por meio de uma transmissão híbrida: rádio, televisão e cinema. Os dois lados entram em campo buscando a vitória, lutando como se estivesse em disputa o último prato de comida da face da terra.

Direção e Roteiro: Rafael Loureiro

Filme: Casca de Baobá
Duração: 11'
Sinopse: Maria, uma jovem negra nascida em um quilombo no interior do estado, é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua mãe, Francisca, leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era econômico-social

Direção: Mariana Luiza

Filme: Cabelo bom
Duração: 15'
Sinopse: Como as mulheres negras são pressionadas estéticamente para que se enquadrem em padrões preestabelecidos? O documentá¡rio de curta metragem, propõe fazer um recorte desse universo. O filme dão voz a trás personagens que expõe a relização delas e seu cabelo crespo. Elas conseguem contar suas trajetórias de vida, histórias de preconceito e nos mostrar como a autoaceitação de suas raizes, capilares inclusive, forão fundamental para se afirmarem como mulheres negras num país como o Brasil.

Direção: Swahili Vidal / Cláudia Alves

Filme: Pode me chamar de Nadi
Duração: 19:06''
Sinopse: Baseado em fatos reais. Nadi é uma menina complexada por seus cabelos crespos e não tira seu boné por nada! Sabendo dessa fraqueza, dois colegas tomam o boné de Nadí e correm. Nadi enfrenta a todos para recuperar seu boné.

Direção e Roteiro: Déo Cardoso

Filme: Ubuntu
Duração: 19'
Sinopse: O curta, rodado inteiramente na cidade de Cape Town, na África do Sul, parte das entrevistas com professores e alunos da Faculdade de Música da África do Sul (South Africa College of Music), todos de origem Xhosa, para estabelecer uma relação entre o conceito de "Ubuntu" (tão determinante à vida os povos da África Bantu) e a música.

Direção e roteiro: Lwiza Ganiball

Filme: Tambores afro uruguaios
Duração: 15'
Sinopse: Os tambores trazidos pelos Africanos escravizados durante a colonização Espanhola sobreviveram e ganharam novas forças no Uruguai. O CANDOMBE, símbolo de um povo reprimido pelos colonizadores, se tornou uma necessidade de expressão e liberdade dos africanos e hoje tem presença especial no Carnaval do Uruguai.

Direção: Naouel Laamiri / Rafael Ferrreira

Mostra de Curta-metragens VOCÊ JÁ OUVIU A QUEBRADA??

Detalhes do evento

Data do evento: 08/11/2018

Mostra de cinema e debate organizados pelo Núcleo de Consciência Negra da Unicamp, integra a programação do projeto Culturas Negras promovido pelo Espaço Cultural Casa do Lago, com apoio do Grupo Gestor de Benefícios Socias da Unicamp - GGBS