5ª edição do Funciona Cultura tem inscrições prorrogadas até dia 25

Danças afro-brasileiras, fotografia com celular e diversidade no prato são algumas das oficinas oferecidas

| Texto: Gabriela Villen | Imagens: Divulgação DCult | Edição de imagem: Renan Garcia

Um "afago na alma" é como Andressa Lopes, técnica de enfermagem do Caism (Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti Campinas), descreve sua participação na oficina Vá Vi Vê - oficina de como poesia não se ensina, oferecida por Rafael Carvalho, no projeto Funciona Cultura. "Meu coração transbordava. Participar da oficina fez meus fardos cotidianos se tornarem mais leves. Foram descobertas constantes do que estava guardado, envergonhado, e se tornou mais livre, desapegado. Foi uma experiência de adulta poder  encontrar a criança feliz e plena de sua docilidade que habita em mim".

Andressa Lopes (segunda linha, primeiro quadro a direita) na oficina Vá Vi Vê - oficina de como poesia não se ensina

Ser um respiro entre as tumultuadas atividades cotidianas, uma oportunidade de conhecer algo novo ou praticar uma atividade cultural de interesse, é justamente a proposta do Funciona Cultura, que acontece desde julho deste ano, em formato online. O Projeto da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp, em parceria com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e a Escola de Educação Corporativa (Educorp), chega a sua 5ª edição com 16 oficinas em formato online, nas áreas de música, literatura, dança, artesania, artes visuais culinária e teatro. As inscrições podem ser realizadas até a próxima quarta-feira (25), via formulário ou representante de treinamento nas unidades/órgãos (confira a programação completa).

Voltado para funcionários e funcionárias da Universidade é gratuito e integrado à administração, de modo a poder ser realizado durante horário de trabalho e com certificado. O projeto já atingiu aproximadamente 4% da comunidade de servidores, de acordo com Ariane Polidoro Dini, assessora da DCult. "As oficinas têm um papel tanto na saúde quanto na produtividade do trabalhador, docente ou técnico, por ampliar sensibilidades e criatividades ao dar voz ao corpo e à mente a (des)conhecimentos do universo simbólico da cultura. Essa compreensão seja na área de exatas, biológicas, humana ou saúde pode ampliar grandemente a importância da vivência cultural", afirmou Ariane. As oficinas são divididas em quatro encontros de duas horas, que acontecerão entre 30 de novembro e 18 de dezembro.

Oficina de Literatura "Atrelaletra- uma oficina sobre Escrever, ler e criar", por Daniel Montanheiro, que está sendo realizada na 4ª edição

A expectativa da organização é que o projeto atinja um número ainda maior de trabalhadores e trabalhadoras nessa edição. As edições anteriores somaram um total de 751 inscrições nas 63 oficinas oferecidas. "Esses resultados desvelam uma oportunidade de crescimento e capilarização do Funciona Cultura a cada Unidade ou órgão da Universidade. Onde houver um servidor da Unicamp, que possa ser beneficiado por uma oficina cultural, há oportunidade de capilarização", ressaltou Ariane.

Segundo ela, a Dedic (Divisão de Educação Infantil e Complementar) foi um exemplo exitoso da capilarização do projeto ao longo das primeiras edições. "Na primeira edição, uma professora participou e compartilhou a experiência com colegas de trabalho. Após cada edição mais servidores da Dedic se incorporaram. Na quarta, recebemos a informação da Educorp que praticamente todas as servidoras da Dedic tinham  participado de pelo menos uma oficina do projeto e avaliaram muito positivamente cada participação", contou.

Ariane Polidoro Dini, coordenadora adjunta da DCult

Wenceslao de Oliveira Junior, diretor da DCult, destacou ainda a relevância das oficinas de cultura afro-americana, oferecidas em diferentes linguagens. "Entendemos que participar de uma oficina de uma prática cultural de matriz africana é também uma forma de combate ao racismo e de engajamento na construção de uma sociedade mais justa, plural e igualitária", afirmou. A programação da 5a edição do Funciona Cultura inclui oficinas de danças afro-brasileiras, com Renata de Oliveira, Afropoética, com Thifany Pinheiro e Jonatas Akin, e de percussão afro, com Bianca Lúcia.

Oficina de uma prática cultural de matriz africana oferecidas com inscrições abertas