— NOTÍCIAS

Chamada para Exposições Artísticas na Casa do Lago

Segundo semestre de 2023




CHAMADA PARA EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS 

NA MINI GALERIA DO ESPAÇO CULTURAL CASA DO LAGO

2º SEMESTRE DE 2023

 

PREÂMBULO

O Espaço Cultural Casa do Lago (também conhecido como Casa do Lago) é um órgão da Diretoria de Cultura (DCULT) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), cuja principal missão é estimular as produções artísticas e culturais e os projetos de extensão da comunidade universitária – formada por estudantes, professores, funcionários técnico-administrativos e pesquisadores – nas mais diversas vertentes da cultura, aqui entendida em sua forma mais abrangente. Com isso, proporcionar à comunidade eventos relevantes e de qualidade, democratizando e ampliando cada vez mais o acesso à cultura, incentivando e difundindo as diversas linguagens e tendências artísticas.

 

1. DO OBJETIVO

1.1. A presente Chamada tem como objetivo a seleção de propostas de exposições artísticas, organizadas pela comunidade universitária, gratuitas ao público em geral, a serem realizadas em datas abaixo selecionadas no segundo semestre de 2023, na Mini Galeria do Espaço Cultural Casa do Lago, localizado na Av. Érico Veríssimo, 1011, na Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campus da Unicamp em Barão Geraldo. Características do espaço:

Mini Galeria - 60m²
6 painéis expositivos articulados medindo 2m80 (2 folhas de 1m40) x 2m20 de altura cada um
Capacidade de trânsito de 30 pessoas

 

1.2. Trata-se de uma Chamada de Ocupação Artística que oferece apoio estrutural dos espaços, com disponibilização de equipamentos e mobiliários básicos. 

1.3. Não há oferecimento de apoio financeiro para viabilizar a produção dos projetos.

1.4. Os proponentes selecionados deverão responsabilizar-se pela montagem e desmontagem das exposições.

1.5. A Casa do Lago dispõe de Serviço de Portaria e de Vigilância (circulante), garantindo a segurança patrimonial, porém não pode responsabilizar-se 24h por dia pela integridade das obras expostas.

 

2. DO PRÉ-REQUISITO PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. O proponente individual deverá ser estudante, professor, pesquisador ou técnico-administrativo da Universidade Estadual de Campinas, com vínculo ativo ou aposentado. Será dada preferência para proponentes com vínculo ativo no momento da proposição.

2.2. Grupos/coletivos artísticos deverão ter em sua composição ao menos 01 (um) proponente que seja estudante, professor, pesquisador ou técnico-administrativo da Universidade Estadual de Campinas, com vínculo ativo ou aposentado. Será dada preferência para proponentes com vínculo ativo no momento da proposição.

2.3. Poderão inscrever-se proponentes individuais e grupos/coletivos que não têm ou tiveram vínculo com a Unicamp, mas a prioridade será dada a proponentes da comunidade universitária com vínculo ativo.

2.3. Os casos omissos nesta Chamada serão resolvidos pela Coordenação da Casa do Lago, apoiada por especialistas das áreas de interesse das propostas.

 

3. DO ENVIO DE PROPOSTAS

3.1. Os interessados deverão preencher o formulário através do link https://forms.gle/JgHV92PaRdrq5ZrK6 no período de 24 de maio a 19 de junho de 2023. O link receberá respostas a partir das 9h do dia 24/05 e será fechado às 17h do dia 19/06. Não há limite de projetos por proponente.

3.2. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do proponente a observância e a regularização de toda e qualquer questão concernente a Direitos Autorais, Conexos e de Imagem e Som relativos às obras, e à documentação encaminhada para o processo de seleção.

3.3. O período expositivo de novembro é orientado para exposições com temática acerca das visibilidades afro-brasileiras e serão consideradas apenas propostas com esta temática.

4. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES:

 4.1. JULHO/23

Montagem: 03 e 04/07
Exposição: 05 a 26/07
Desmontagem: 27/07

 

4.2. AGOSTO/23  

Montagem: 18/08 
Exposição: 21/08 a 05/09
Desmontagem: 06/09

 

4.3. SETEMBRO-OUTUBRO/23

Montagem: 28 e 29/09 
Exposição: 02 a 18/10
Desmontagem: 19/10

 

4.4. NOVEMBRO/23 (visibilidades afro-brasileiras)

Montagem: 07 e 08/11
Exposição: 09 a 30/11
Desmontagem: 01/12

 

4.5. As exposições estarão abertas ao público no horário de funcionamento da Casa do Lago.

4.6. Caso haja a necessidade de cancelamento de alguma exposição por motivos emergenciais, por solicitação da Casa do Lago ou de instâncias superiores, os responsáveis serão comunicados com a máxima antecedência possível.

 

5. DA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

5.1. As propostas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção composta por servidores vinculados à Casa do Lago, à DCULT, à PROEC ou ao Instituto de Artes da Unicamp e selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

1º. Viabilidade técnica e adequação física da proposta ao espaço e recursos disponíveis.

2º. Relevância conceitual e temática, evidenciando sua importância histórica, cultural e artística, na perspectiva de contribuir para o enriquecimento cultural das comunidades.

3º. Adequação da proposta à Política de Desenvolvimento Cultural da Unicamp - Deliberação CONSU-A-019/2016, disponível em https://www.pg.unicamp.br/norma/5037/1.

5.2. Fica estabelecido o dia 05/06 (segunda-feira), das 14h às 17h, como um dia de encontro presencial para resolução de dúvidas de proponentes, no Hall do Cinema da Casa do Lago. Na impossibilidade de comparecer a este encontro, o e-mail cdldir@unicamp.br pode ser usado a qualquer momento.

5.3. As decisões quanto à seleção dos projetos a serem realizados não são passíveis de questionamentos ou recursos.

5.4. Após a divulgação do resultado, os selecionados receberão por e-mail a lista de procedimentos para a execução da proposta, que culminará com a assinatura de Termo de Compromisso, onde serão detalhadas as obrigações do proponente e do Espaço Cultural Casa do Lago.

6. CRONOGRAMA GERAL

24/05 - Divulgação da Chamada Pública
24/05 a 19/06 - Prazo para envio das propostas
20 a 22/06 - Análise das propostas pela Comissão de Seleção
até 26/06 - Divulgação dos Selecionados

  
7. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1. Os resultados serão divulgados na página da Casa do Lago (www.casadolago.proec.unicamp.br) até o dia 26/06/2023.

 

Campinas, 24 de maio de 2023.

 

Silvana Di Blásio

Coordenadora do Espaço Cultural Casa do Lago/DCULT/PROEC