Ciclo de Conversas sobre Políticas de Cultura para a Unicamp

A programação terá início dia 23 de março e contará com palestras, conferências e oficinas de práticas culturais

| Texto: Gabriela Villen

Terá início no dia 23 de março o “Ciclo de conversas sobre Políticas de Cultura para a Unicamp”. O objetivo dos encontros é dar início a um processo aberto, coletivo e democrático de discussões sobre cultura e gestão cultural nas universidades públicas. Além de palestras e conferências, a programação contará com oficinas de práticas culturais. O Ciclo será promovido pelo grupo de trabalho, designado pelo Conselho de Cultura da Unicamp (Concult). Entre os temas abordados, destacam-se: a transversalidade da cultura na universidade e a culturalização da política; os movimentos sociais; a implicação do corpo para outras sabedorias e outros aprendizados; e o diálogo com as Casas de Cultura e locais de ocupação cultural.

"Esperamos envolver tanto a comunidade interna quanto externa à Unicamp nas conversas. Convidaremos para dialogar conosco, neste primeiro momento, pesquisadores do campo da cultura, representantes de movimentos sociais, criadores e mantenedores de centros culturais, especialmente os chamados centros de cultura popular. A ideia é ouvir e, a partir desta escuta, pensar a cultura em suas várias escalas, desde a do indivíduo-produtor de cultura até as ações do poder público e do mercado", afirmou Wenceslao Machado de Oliveira Junior, coordenador do grupo de trabalho, diretor da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), e vice-presidente do Concult.

Wenceslao Machado de Oliveira Junior, coordenador do grupo de trabalho, diretor da DCult

O evento será inteiramente gratuito e aberto, transmitido pelo canal da DCult no Youtube.

Programação dos primeiros encontros:

23 de março, terça-feira, às 14h00

Prof. Fernando Mencarelli (UFMG); tema da conversa: "Transversalidade da Cultura na Universidade".

Mediação: Prof. Fernando Hashimoto (ProEC/UNICAMP);

Duração: 1h30min.

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Z4cpNHXn92g

06 de abril, terça-feira, às 14h00

Prof. Alexandre Barbalho (UECE); tema da conversa: "Culturalização da Política".

Mediação: a confirmar

Duração: 1h30min.