— NOTÍCIAS

Cineclube FCM 60 Anos

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lança, em agosto de 2023, o Cineclube FCM 60 Anos.



Cineclube FCM 60 Anos iniciará em 4 de agosto, na Casa do Lago, com filme “Meu pai”

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lança, em agosto de 2023, o Cineclube FCM 60 Anos.

Semanalmente, serão exibidos filmes, selecionados por professores da FCM, que contarão com comentários de especialistas.

A ação cultural é uma iniciativa da diretoria da Faculdade e integra a comemoração do Jubileu de Diamante da instituição.
A programação conta com cinco filmes em cartaz no mês de agosto, começando no dia 4, às 18h30.

O primeiro longa-metragem, “Meu pai” (2020), será exibido na Casa do Lago, e, os demais, no anfiteatro 1 (Lego - FCM).

Atuam como curadores do projeto os professores da FCM Karina Diniz, do Departamento de Psiquiatria, e Rodrigo Pagnano, do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia.

Cada sessão contará com comentários de professores, servidores e ex-alunos da Unicamp, que em seu cotidiano trabalham com os assuntos abordados nos filmes, como saúde, cuidado e questões acadêmicas.

Socialização

Karina afirma que o cineclube viabiliza o encontro das pessoas fora do ambiente científico para que possam se divertir. “A ideia do cineclube começou visando propiciar maior socialização para a comunidade da FCM.

O cinema é um veículo que fala muito de sofrimento, identidade, pessoas e situações que fazem com que pensemos em nossas próprias vidas e limites”.
“Uma coisa encantadora do cinema é que você fica desligado: a hora em que a luz se apaga, você se transporta para outro mundo, coisa que o streaming não proporciona”, declara o professor Rodrigo. Ele também enfatizou a socialização, que vivenciou participando de cineclubes em sua formação, em Ribeirão Preto e, posteriormente, em Campinas.
O diretor da FCM, professor Cláudio Coy, lembra que o cineclube é mais uma iniciativa em comemoração aos 60 anos da FCM. “Teremos um ótimo pretexto para aproveitar o início do fim de semana com filmes muito bons, num ambiente de congraçamento e celebração”.
“É uma atividade que tem como objetivo ampliar as oportunidades de convivência entre docentes, funcionários e alunos, num ambiente diferente do cotidiano de trabalho e ensino. Achamos isso importante para fortalecer a percepção de que as pessoas integram a instituição que é a FCM. Convidamos toda a comunidade a participar”, completou Erich de Paula, diretor-associado da Faculdade.

Estreia

O filme “Meu Pai” (2020), dirigido por Florian Zeller, conta a história de Anthony (Anthony Hopkins), idoso de 82 anos que mora sozinho em seu apartamento em Londres, sofre com as confusões da própria mente e rejeita qualquer tipo de ajuda.

A sessão terá comentários da professora Claudia Amoroso Bortolatto, docente da Faculdade de Educação da Unicamp, cinéfila, cineclubista e uma das curadoras do MIS Campinas.

60 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM)

Fundada em 20 de maio de 1963, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp oferece os cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, além de programas de pós-graduação stricto e lato sensu, residência médica e multiprofissional. Treze departamentos compõem a faculdade. Em 2023, uma série de eventos, ações e iniciativas serão realizadas no contexto das comemorações de 60 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Ao todo, a FCM conta com aproximadamente 300 servidores docentes, 250 servidores não docentes, 900 alunos de graduação, cerca de 2,5 mil alunos de pós-graduação e 1,2 mil médicos residentes e residentes multiprofissionais, que atuam no complexo da área da Saúde da Unicamp composto pelo Hospital de Clínicas, Hemocentro, Gastrocentro, Caism, Hospital Estadual de Sumaré, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), laboratórios e centros de pesquisa, cursos e projetos de extensão. Da sua fundação, aos dias atuais, a FCM já formou mais de 6 mil profissionais, entre médicos e fonoaudiólogos.