Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp é apresentada em Simpósio Internacional

O evento reuniu virtualmente acadêmicos e comunicadores de todo mundo

| Texto: Gabriela Villen

A Diretoria de Comunicação (DCom) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp participou nesta quarta-feira (21) do 7º Simpósio Internacional de Comunicação, promovido pela Universidade de Üsküdar (Turquia). A experiência da Unicamp na comunicação de extensão e cultura foi o tema do trabalho apresentado pela equipe da DCom. O evento, que acontece virtualmente em decorrência da pandemia da Covid-19, vai até sexta-feira (23).

Em diálogo com a proposta do Simpósio, a DCom  apresentou algumas das estratégias que tem desenvolvido frente aos desafios impostos pela comunicação digital. Além da crescente atuação nas redes digitais, o trabalho destacou a produção audiovisual da diretoria, com os projetos Extensão 48 e OcupaExtensão. Os novos desafios da virtualidade imposta pelo isolamento social também foram abordados. Para apresentar sua produção, a equipe optou pela edição de um vídeo que pode ser conferido abaixo:

Digital Production and Flow on University Outreach and Culture: the experience of the Unicamp Brazil, produzido por Marilisa Rossilho, Gabriela Villen e equipe DCom.

Outro destaque da programação foi a conferência de Salvatore Scifo, diretor-adjunto do Departamento de Comunicação e Jornalismo da Universidade de Bournemouth (Reino Unido). Em sua apresentação, ressaltou alguns dos principais desafios para comunicação e educação no século XX. Para ele, interconexão e interdisciplinaridade são os conceitos chave. Ele pontuou ainda efeitos da pandemia sobre o debate universitário, salientando o crescimento de teorias conspiratórias e anti-ciência.

O Simpósio contou ainda com a participação de estudiosos conceituados da Turquia e do exterior, como Peyami Çelikcan, İstanbul Şehir Üniversitesi; Maureen Ellis, University College London; Erik Knudsen, University of Central Lancashire; Halil Nalçaoğlu, İstanbul Bilgi Üniversitesi;  Oya Tokgöz, Ankara University; e Emre Kızılkaya, Galatasaray University.

Organizado anualmente pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Üsküdar desde 2014, o encontro tem atraído grande interesse internacional. Temas como dependência digital, cultura digital e transformação digital tem ganhado destaque nos eventos. Na edição deste ano, o Simpósio buscou debater as transformações na mídia e nas instituições de ensino provocadas pela digitalização. "O 7º Simpósio Jornadas Internacionais de Comunicação / Educação em Comunicação na Era Digital e tem como objetivo contribuir para este processo avaliando todos os aspectos da educação em comunicação, avaliando a situação atual e desenvolvendo sugestões para o futuro. As opiniões e pensamentos a serem apresentados no simpósio serão compartilhados com os círculos acadêmicos e sociais relevantes e serão feitos esforços para colocar essas contribuições em prática", afirma o site do evento.