Concerto de piano solo "QUEM SOU EU- compositores Brasileiros", por Stefano Cortese

Haverá composição instantânea, realizada ao vivo

Concerto: "QUEM SOU EU - compositores Brasileiros"

Piano Solo Recital + special guests, por Stefano Cortese

Para homenagear o espaço "Casa do Lago", o compositor e pianista de origem italiana quer apresentar homenagens a músicas instrumentais de compositores brasileiros através de releituras e rearranjos com o seu próprio sotaque e com a ajuda de convidados especiais...

Para completar o cardápio S. Cortese apresenta umas proprias composições, desafia a si mesmo e ao publico com uma composição instantânea realizada no momento.

Isso tudo intercalando anedotas e contos sobre a vida no vale do Capão (Bahia), onde ele mora, transformando a performance em algo parecido a uma versão contemporânea dos cantadores de histórias... Uma experiência única, inusitada e peculiar.

Graduado na Universidade de Música de Bologna, com tese em educação musical, formou-se também na Escola Popular de Música “Ivan Illich” de Bologna, onde praticou aulas coletivas, música popular do sul da Itália, música popular do Leste Europeu, composição, improvisação, voz, percussão e piano forte. Aprimorou o estudo do instrumento piano forte através da convivência com varios Mestres, na Europa e no Brasil.

Há mais de 14 anos mora no Vale do Capão, onde atua como músico, compositor, professor, ator e performer. Foi um dos fundadores da primeira Escola de Música e o Bloco de Carnaval União na localidade. Nestes anos, além de compartilhar experiências musicais com músicos locais, acolheu músicos de várias partes do mundo, trocando com eles experiências de composição coletiva, arranjo, improvisação, gravação, focando o trabalho na valorização de músicas autorais. Fondou o Grupo Instrumental do Capão (GIC) – grupo com amplo reconhecimento nacional –, onde atua também como diretor musical.

Além de aulas e oficinas, o artista realiza um trabalho consistente de pesquisador criando laços entre música, dança, teatro, cinema, audiovisual e cura. Sem esquecer que reside em uma comunidade, o maravilhoso Vale do Capão – na Chapada Diamantina (BA) –, onde desenvolve educação musical, promove autogerenciamento, cooperação social e curadoria de eventos.

Dia 30/03/23

Às 19h30, na Casa do Lago