Confira a primeira edição do Programa Campus Voluntário

Programa tem como objetivo mostrar as atividades de voluntariado que são realizadas na Unicamp em todas as áreas

A engrenagem que move o mundo cada vez mais está precisando de esforços, que vão muito além das obrigações profissionais ou imposições da sociedade. Progressivamente, vemos pessoas movimentando ações mundiais para fazer com que necessidades urgentes sejam solucionadas.

Esse movimento é tão relevante que a própria Unicamp se vê comprometida a fazer dessa necessidade um item essencial na formação de seus alunos e docentes. Para garantir esse processo, a instituição conta com diversos programas de voluntariado. Um deles é o Programa UniversIDADE que, ao mesmo tempo que recoloca pessoas acima de 50 anos em cem oficinas de ensino de ordem ocupacional, integra um número ainda maior de voluntários, que garantem a oferta das atividades a cada semestre.

Além desse projeto, a Unicamp tem diversas ações de voluntariado abraçando a causa de pessoas com maiores necessidades, que podem ser financeiras ou de sobrevivência. O Hospital de Clínicas da Unicamp reúne diversos grupos, que realizam desde o acolhimento aos pacientes, coletas de doações e confecções a pessoas carentes, até aqueles que doam sangue aos que necessitam.

Para o reitor Marcelo Knobel, essa engrenagem é peça fundamental para que diversas ações se concretizem. O resultado é composto pela alegria das pessoas que são atendidas; esse é o pagamento para a dedicação e empenho desse grupo de pessoas, que se doam diariamente, graciosamente, chamados: “Voluntários”.