— NOTÍCIAS

Conheça os palestrantes e atividades do Seminário Desafios da Cultura e da Extensão na Universidade

Evento acontecerá nos dias 23 e 24 de maio



As inscrições para o seminário Desafios da Cultura e da Extensão na Universidade estão abertas. Neste evento, serão realizados debates, palestras e mesas redondas para discutir ideias na área de extensão e cultura na Universidade. Assista às entrevistas na página do evento.

 

No primeiro dia do evento, após a abertura, será realizada, às 09h30, a palestra de Danilo Miranda, Diretor SESC/SP.

 

Danilo Santos de Miranda

 

Especialista em ação cultural, é formado em Filosofia e em Ciências Sociais, realizou estudos complementares na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e, também, no Management Development Institute, de Lausanne, na Suíça.

Foi Presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial, em 2004, e Presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, em 2009. Foi vice-presidente do ICSW - Conselho Internacional de Bem-Estar Social, de 2008 a 2010.

Atua como Conselheiro em diversas entidades dentre as quais: Instituto Itaú Cultural, Japan House São Paulo, SP Escola de Teatro, Associação Pró-Dança, Associação Paulista Viva, Museu Paulista, Conselho da Cidade de São Paulo, Conselho Empresarial de Prevenção ao HIV/AIDS do Estado de São Paulo, Bienal de São Paulo, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Museu de Arte de São Paulo – MASP, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, Museu da Pessoa, Colegiado de Coordenação da Rede Nossa São Paulo, Aliança Francesa, Conselho Todos pela Educação. E, também, Art for the World, Suíça e International Society for Performing Arts – ISPA, EUA.

Atualmente é Diretor Regional do Serviço Social do Comércio – Sesc - no Estado de São Paulo.

 

Leia a matéria produzida pela Folha: Nem na ditadura arte e pensamento estiveram sob ataque como agora, diz diretor do Sesc.

 

 

Após um coffee break, às 10h45, haverá apresentação musical do grupo Retrato Brasileiro.

 

Grupo Retrato Brasileiro

 

Formado em 2015 por Gabriel Peregrino (Vibrafone), Guilherme Sakamuta (Guitarra) e Théo Fraga (Contrabaixo acústico), o Retrato Brasileiro busca aproximar a música erudita e a música popular desmistificando as barreiras imaginárias encontradas comumente entre estes universos. Explorando a versatilidade da peculiar formação instrumental, o trio compõe músicas que evidenciam a confluência destas vertentes, sempre aprofundando os entendimentos das possibilidades e do caráter musical de suas composições, e que revelam a grande versatilidade técnica, criativa, de estilos e de linguagens musicais e artísticas dos seus integrantes. Trazendo ao palco a relevância singular da música brasileira, a sonoridade vigente da música contemporânea e a espontaneidade do jazz, o trio Retrato Brasileiro expõe a fluidez da música camerística em um concerto de obras autorais e, sobretudo, autênticas.

O grupo estrou na segunda edição do Festival Imagine Brazil 2016, realizado pelo projeto Guri no Estado de São Paulo, com incentivo do ProAC. O trio venceu por unanimidade do júri, que apontou: “Muito musicais e ótimos instrumentistas; arranjos criativos e sofisticados; riqueza de interpretação. O trio rompe muito bem a fronteira entre o erudito e popular”. Em 2017 o trio realizou sua primeira turnê europeia com concertos e workshops em diversas cidades da Holanda e Espanha. Em 2018 fizeram parte como grupo convidado do festival internacional IV Gramado in Concert e do festival Chorando Sem Parar, com grandes nomes da música brasileira. Em 2019 lançaram seu primeiro EP intitulado “Suítes Brasileiras Vol.I”.

 

Às 11h00, acontecerá a palestra de Ricardo Ohtake, Presidente do Instituto Tomie Ohtake.

 

Ricardo Ohtake

 

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Ricardo Ohtake tem escritório de design gráfico, abrangendo identidade visual, atividades culturais e principalmente projetos editoriais e gráficos de livros de arte.

Foi professor de diversas faculdades de arquitetura, de comunicações e de artes plásticas entre 1968 e 1983.

Ocupou cargos na administração pública, dentre os quais: primeiro Diretor do Centro Cultural São Paulo, Diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Diretor da Cinemateca Brasileira, foi Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, e Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Atualmente é presidente do Instituto Tomie Ohtake e da ANEC Associação Nacional de Entidades Culturais, e ocupou a Cátedra “Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência”, do Instituto de Estudos Avançados da USP em 2017.

 

 

No segundo dia de seminário, às 09h00, será ministrada a palestra do Professor da Faculdade de Educação da Unicamp, Alexandro Henrique Paixão.

 

Alexandro Henrique Paixão

 

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, pós-doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas e Formação em Psicanálise: Teoria e Técnica (CEFAS, 2018 - em andamento).

Atualmente é Professor de Sociologia da área de Pensamento Social e Educação, do Departamento de Ciências Sociais na Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas e coordenador do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação e Sociologia (LECHES) e do Projeto Raymond Williams: Cultura, Educação e Psicanálise no Pós-Guerra.

Informações coletadas do Currículo Lattes

 

Às 14h00, haverá uma apresentação de grupo teatral: fragmento de “O Sonho”, de August Strindberg.

 

Grupo teatral

 

A cena a ser apresentada pelo grupo no Seminário “Desafios da Cultura e da Extensão na Universidade” se passa em uma sala de aula. Ela aborda a questão do “voltar a escola, voltar a aprender”, e, especialmente no momento político no qual vivemos em que cortes e contingenciamentos mil estão sendo feitos nas áreas da educação básica e superior, é muito importante discutir esse tema. É questionada a lógica e o tempo/espaço, numa cena curta e poética, retirada da obra “O Sonho” de August Strindberg.

 

Às 14h15, acontecerá a palestra da Professora da UFRJ, Ana Inês Sousa.

 

Ana Inês Sousa

 

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz e doutora em Ciências (Saúde da Mulher e da Criança) pelo Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz.

Atualmente é Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ocupou os cargos de Chefe do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (1986-1988), Coordenadora de Extensão da EEAN (1988-1989), integrou a equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, ocupando o cargo de Diretora da Divisão de Programas e Projetos (1999-2006), Superintendente Acadêmica de Extensão (2006-2018) e Assessora Especial de 17/12/2018 a 11/04/2019.

Informações coletadas do Currículo Lattes

 

 

Programação completa e inscrições