— NOTÍCIAS

Educação ambiental deve articular demandas do município e da Universidade

Comissão Pró-Coletivo Educadores Ambientais da Unicamp é criada com apoio da Proec



Texto: Coletivo Educadores Ambientais da Unicamp e Gabriela Villen  l   Fotos e edição de imagem: Luiz Tadeu

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) celebrou, na última quarta-feira (22), a criação da Comissão Pró-Coletivo Educadores Ambientais da Unicamp. O grupo visa a formação de educadores, conforme preconizado pelo Plano Municipal de Educação Ambiental de Campinas (2016). Em reunião com o pró-reitor, Fernando Coelho, e a assessora de gabinete, Simone Cristina Ferreira, os estudantes Rafael Martins, da Faculdade de Educação (FE), e Manolo Trindade, do Instituto de Biologia (IB), apresentaram suas estratégias e ações de educação ambiental em políticas públicas. 

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, e a assessora de gabinete, Simone Cristina Ferreira, receberam os estudantes Rafael Martins e Manolo Trindade

“Essa iniciativa representa um avanço na gestão pública, uma vez que a educação ambiental e a participação social são essenciais para alcançar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU)”, afirmou Rafael Martins. Segundo ele, que também faz parte do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) em Campinas, o objetivo é unir demandas institucionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Campinas e da Unicamp por intermédio da Proec. 

Os dois estudantes, sob orientação do professor do IB, Peter Groenendyk, trabalham em um projeto de levantamento de Áreas Prioritárias para Recomposição Ambiental (APRA), subsidiando a criação de uma ferramenta tecnológica de participação social e educação ambiental.