Extensão 48

Extensão 48 pretende mostrar ações de grupos da Unicamp com a sociedade na qual ela se insere

Extensão 48 pretende mostrar ações de grupos da Unicamp com a sociedade na qual ela se insere. Por meio de fotos, vídeos, vídeo-reportagem, textos e outros produtos, a equipe da Diretoria de Comunicação (DCom) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) inicia um trabalho de coleta de informações, depoimentos e impressões sobre 48 projetos de extensão pouco conhecidos pelo público interno e externo da Universidade.

Além de apresentar as características das atividades, objetivos e resultados, o Extensão 48 mostra, a partir da expressão de todos os segmentos envolvidos, o quanto o diálogo entre a academia e a sociedade em que ela se insere pode mudar histórias, oferecer instrumentos para aprimorar ensino e pesquisas científicas, pensar políticas públicas e garantir benefícios perenes.

A iniciativa contempla todas as áreas do conhecimento, e os 48 projetos são indicados pelas coordenadorias de Extensão de cada unidade de ensino e pesquisa, com aval de seus diretores e diretoras. Vale lembrar que os produtos de comunicação variam de acordo com a realidade de cada projeto.

A ideia surgiu durante um programa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) de visitas às unidades de ensino e pesquisa, coordenado pelo pró-reitor Fernando Hashimoto. Logo na primeira unidade, verificou-se um número importante de atividades de extensão não apontadas em relatórios ou não inscritas no antigo edital para Projetos de Extensão Comunitária - PEC, atual PEX. Diante disso, a ProEC solicitou a cada coordenadoria a indicação de dois projetos que deveriam receber apoio em divulgação.

A equipe acredita na exposição dos projetos, por meio da comunicação social, para garantir um dos anseios do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Estado de São Paulo: “que as atividades sejam perenes, e a relação com as comunidades não acabe ao término de uma pesquisa”.

“A universidade nos ajuda, e os estudantes de medicina encontram aqui, na população em situação de rua, instrumentos para serem bons profissionais”, pontua um trabalhador recém-saído das ruas sobre um projeto de extensão. “Angola ganha muito com o projeto, mas acredito que Unicamp também”, diz um médico angolano. “É muito nobre este projeto com estas pessoas”, declara um senhor ao ver a atenção aos moradores de rua em praça pública. “A participação como professores na escola de música contribui para a formação de nossos alunos”, diz um professor da Unicamp. Histórias assim têm norteado o caminho do Extensão 48, que pretende, na medida do possível, captar informações e imagens em campo.

Este início não seria possível sem a prontidão das unidades de ensino e pesquisa da Unicamp em responder, positivamente, e respeitar o tripé ensino-pesquisa-extensão nos projetos indicados.

No decorrer de 2019, haverá um esforço da equipe da DCom para cumprir este desafio, pela urgência em resgatar o diálogo estreito entre a Unicamp a sociedade, bem como trabalhar a imagem da Extensão, destacando a importância que ela assume.

A equipe da DCom, responsável pelo conteúdo e pela produção, é composta por Luiz Henrique Tadeu, José Irani Dias Neto, Fernando José Barbosa, Maria Aparecida Godoy, Marilisa de Melo Freire Rossilho, Fabiana Rosa, Felipe Gonçalves, Mariane Kerekes e Nathália Mendonça.

Sejam bem-vindos ao EXTENSÃO 48!

Diretoria de Comunicação – DCom – ProEC