— NOTÍCIAS

Lançamento do livro - Obàtálá: criador de criaturas e criadores, de Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀

02/04 às 9h30



Lançamento do livro - Obàtálá: criador de criaturas e criadores, de Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀


É com alegria que a Coleção Jurema tem a honra de publicar o livro Obàtálá: criador de criaturas e criadores, de Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀, Olaolu Oladotun Okanlawon Dada Ooo Dada, Yeye Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀ e Susana Oliveira Dias.  O lançamento do livro acontecerá no dia de 02 de abril, às 9:30, na Casa do Lago da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

A obra, rica em narrativas, desenhos e fotografias, nos permite uma relação respeitosa e sensível com a filosofia Yorubá ao contar como o orixá Obàtálá - conhecido como o rei dos orixás e o deus da criatividade para o povo Yoruba - criou o mundo e os seres humanos junto com Èșù, além de nos apresentar as relações entre Obàtálá e sua esposa Yemòó, e, ainda, o primeiro templo desse orixá na cidade de Ilé Ifẹ̀, na Nigéria. No livro temos, também, a oportunidade de conhecer o processo de coroação de um rei no templo de Obàtálá. 


Ao publicar este livro-objeto de arte, a Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (Dcult), se reafirma como espaço institucional de valorização de diferentes modos de pensamento e de conhecimento. 

O livro conta com textos de Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀ (babalorixá e herbarista e um dos reis Isoro coroado no Templo de Obàtálá em Ilé-Ifẹ̀), Olaolu Oladotun Okanlawon Dada Ooo Dada (o mais importante sacerdote do Templo de Obàtálá de Ilé-Ifẹ̀-Nigéria onde ocupa o cargo de Obalesun) e Yeye Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀ (doutora em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das Yeyes (Yeses Lorisa) de Obàtalá do Tempo de Obàtalá, onde possui o cargo de Oribato relacionado à medicina e a cura). 


Os textos do livro dialogam criativamente com desenhos de Susana Oliveira Dias, artista, bióloga e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Unicamp, e com fotos de Oba Oribato e Susana Dias que foram tiradas em Ilé-Ifẹ̀, na Nigéria. 


O lançamento será um momento precioso de diálogo com os autores e artistas que criaram a obra.