Mostra Funciona Cultura terá oficinas e lançamentos de obras artísticas

Barbatuques, Antônio Nóbrega, Gustavo Nénão e Camila Kater fazem parte da programação

| Texto: Gabriela Villen

Oficinas culturais e lançamentos de obras artísticas produzidas durante a pandemia, em diversas linguagens, comporão a Mostra Funciona Cultura, que será realizada online entre os dias 05 e 16 de abril. O evento celebra o encerramento da primeira edição do Projeto Funciona Cultura da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp, em parceria com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e a Escola de Educação Corporativa (Educorp). "A Mostra busca ampliar a visibilidade da produção cultural realizada pelos servidores e servidoras da Unicamp nas oficinas oferecidas pelo projeto entre julho 2020 e março 2021", afirmam seus organizadores Wenceslao Machado de Oliveira Junior e Ariane Polidoro Dini, respectivamente coordenador geral e coordenadora adjunta da DCult. Serão cinco sessões lançando 13 obras e 10 oficinas culturais com artistas como Antônio Nóbrega, Gustavo Nénão, Camila Kater e os Barbatuques. Toda programação será transmitida pelo canal da DCult no Youtube (@DiretoriaDeCulturaDaUnicamp).

As obras artísticas que serão lançadas durante a Mostra foram selecionadas a partir de um edital da Proec, tendo algumas delas origem nas próprias oficinas do Projeto. "Avaliamos que o Funciona Cultura alcançou seu objetivo de ampliar o pertencimento dos servidores e servidoras à Unicamp por meio de oficinas de produção cultural, tendo superado as mil e duzentas inscrições com boas avaliações dos participantes. Esperamos que ele possa vir a se tornar um programa contínuo, como ocorre com o UniversIDADE, reconhecendo a ampliação cultural como um modo de valorização e melhoria profissionais e capilarização da produção cultural pelas Unidades e Órgãos da Unicamp", declarou Wenceslao. As sessões de lançamento das obras serão abertas, sem necessidade de inscrição, e estas ficarão disponíveis para acesso público e gratuito na página da DCult.

A Mostra é também uma oportunidade para servidoras e servidores realizarem oficinas culturais com profissionais de renome. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do formulário. Após a transmissão ao vivo, as oficinas serão disponibilizadas via Youtube para o público geral. As oficinas seguem os mesmos eixos do Projeto: culinária, artesanato manual, dança, música, literatura, teatro, cinema e artes visuais.

"O projeto também permitiu ampliar as relações da universidade com o entorno próximo de seus campi na medida mesma que trouxe para o convívio com seus/suas servidores/as cerca de 80 artistas e agentes culturais que atuam principalmente na região metropolitana de campinas e nas cidades de Limeira e Piracicaba", ressaltou Ariane. A equipe apontou ainda os esforços exigidos pela pandemia, dos oficineiros, produtores e servidores-participantes,  para levar a cabo o Programa em formato remoto. "O resultado foi muito positivo,  reunido em cada uma delas funcionários docentes e não docentes de diversas Unidades e Órgãos da Unicamp, tornando-se um espaço de (re)conhecimento mútuo e criação de novos vínculos afetivos através da cultura, algo imprevisto no projeto original", apontou a assessora.

Confira a programação: