— NOTÍCIAS

No formato online, Workshop Desafio Unicamp conectou mais de 250 pessoas

Evento é organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp



| Autor: Thaís Oliveira | Fotos: Divulgação | Edição de imagem: Renan Garcia

 

Em meados do mês de março, frente à pandemia do coronavírus, a Agência de Inovação Inova Unicamp se viu com o desafio de transformar seu maior programa de capacitação em empreendedorismo – o Desafio Unicamp - em um programa online. Os times da Agência se uniram um uma força-tarefa para viabilizar que todas as fases da competição fossem viabilizadas por meio de plataformas online. No último sábado, dia 4 de abril, o esforço teve seus primeiros impactos positivos.

O Workshop do Desafio Unicamp, maior atividade capacitadora da competição, manteve o conteúdo previsto, com uma palestra sobre inovação com o Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova, o curso de lean canvas, com Patricia Tavares, CEO da startup Neuralmind, e a oferta de mentorias para as equipes participantes no período da tarde. Assim como nos anos anteriores, a décima edição do Desafio Unicamp contou com alta presença de participantes: 190 pessoas acompanharam ao vivo o webinar no período da manhã. No período da tarde, 65 mentorias ocorreram em 3 horas, conectando mais de 250 pessoas, por meio da plataforma ExpertiseMe, empresa-filha parceira do evento.

“O fato de termos transmitido o workshop de forma online, não foi um empecilho para que pudéssemos manter a qualidade presente nesses últimos 10 anos de competição. Tivemos que nos adequar a um evento online que antes era realizado de forma presencial e apesar de termos um número menor devido à pandemia, o ponto positivo foi a participação de pessoas de todo o Brasil e até de outros países, tivemos espectadores de Portugal e Colômbia. O evento continuou com a função de dar um choque de realidade na formação das pessoas em empreendedorismo e apresentá-lo como possibilidade de carreira”, expressou Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Patricia Tavares, CEO da Neuralmind, empresa-filha da Unicamp instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp especializada em inteligência artificial, compartilhou sua jornada empreendedora e o caso de sucesso da startup que recebeu auxílio do PIPE FAPESP (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Um dos pontos altos de sua palestra, que esclareceu como fazer um lean canvas a partir do próprio exemplo prático da Neuralmind, foi o de aconselhar os times de como prospectar clientes e parceiros para validação do modelo de negócios. Tavares também lembrou de quando trabalhada na Inova Unicamp e ajudou a criar a competição Desafio Unicamp, em 2010, sendo gratificante ver que essa iniciativa continua dando frutos após 10 anos.

“O Desafio Unicamp está cada vez melhor e é uma oportunidade ímpar de estimular o ecossistema empreendedor nacional. A competição não forma somente empreendedores, como também profissionais e líderes com mindset empreendedor que, mesmo não abrindo empresas, poderão solucionar problemas de forma disruptiva. Dessa forma, vejo que o Desafio supre uma das grandes lacunas da educação superior no país, que é a de empreendedorismo. Os participantes saem da competição entendendo e sendo capazes de vender produtos com impacto real no mercado”, comentou Tavares.

O Workshop faz parte de uma das atividades de capacitação do Desafio Unicamp, mas também é aberto a qualquer pessoa interessada. De acordo com pesquisa de avaliação respondida pelos espectadores, 40% deles não possuíam vínculo com a iniciativa e se sentiram motivados a assistir à capacitação para adquirir conhecimento na área, empreender e conhecer mais sobre a metodologia Lean Canvas. O Workshop pode ser conferido na íntegra no canal da Inova Unicamp no YouTube, basta clicar neste link para assistir. As apresentações de Frateschi e Tavares podem ser baixadas acessando este endereço.

Experiências no Workshop
A oportunidade de aprendizado também foi destaque para a maior parte dos participantes. 97% avaliou o evento como “bom” ou “muito bom” . Para Júlia Marques, integrante da equipe Esquadrão Fênix e aluna do curso de Física na Unicamp, a capacitação foi muito positiva. “Para mim, participar do Workshop e receber as mentorias foi energizante! Recebemos os esclarecimentos necessários sobre empreendedorismo e o incentivo para usar a ciência a fim de fazer o mundo girar”, comemora Marques.

À tarde, as equipes realizaram mentorias através da plataforma criada por uma empresa-filha, a ExpertiseMe, que facilita a conexão entre mentores e interessados em receber mentorias. Foi solicitado que cada equipe fizesse pelo menos três sessões para que recebessem um auxílio voltado à modelagem de negócio. Anterior ao Workshop, as equipes foram atendidas pelos mentores acadêmicos, que foram os inventores das tecnologias escolhidas.

O próximo passo para as equipes é o primeiro desenvolvimento do modelo de negócio, que deve ser entregue até dia 27 de abril. Até lá, elas poderão continuar solicitando mentorias pela plataforma e colocar em prática as 10 validações requisitadas pela organização, no mercado da startup criada. Confira as próximas fases e datas na Agenda do Desafio Unicamp.

Sobre o Desafio Unicamp
O Desafio Unicamp completa em 2020 sua décima edição como a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

Trata-se de uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp que já capacitou mais de 2,7 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.

Os patrocinadores da 10º edição do Desafio Unicamp são: NeuralmindFM2SSolvay GroupClarkeModet e Baita Aceleradora.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2020 são: IncampPrefeitura de CampinasNúcleo CampinasCâmara Brasil-AlemanhaCastelo Creative SpaceVenture HubCampinas TechLiga EmpreendedoraCentro de Empreendedorismo da Facamp e Angel Education.