Nova diretoria de extensão da PROEC quer ampliar e fomentar as atividades extensionistas na UNICAMP

Prof. Dr. Luís Meloni defende que um envolvimento de todos os alunos e professores vai construir uma formação mais cidadã na Universidade.

|Reportagem: Equipe Dcom/Proec
|Texto: Fernando Barbosa

O novo diretor de Extensão, junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), professor Luís Meloni, apresentou os planos para sua gestão, com destaque em ampliar as atividades de extensão nos diversos níveis de ensino na Unicamp. Com Graduação e mestrado pela Unicamp e doutorado em Processamento Digital de Sinais em Nancy, na França; ele quer trazer sua experiência de duas gestões, à frente da coordenação da Faculdade de Engenharia de Computação (FEEC), para tornar a Extensão uma prática curricular permanente na Universidade.
Para Meloni, as ações da Extensão têm por essência promover a integração do ensino, pesquisa e a aplicação na Sociedade. “Essas atividades são regidas pelo princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e visa a construção coletiva entre a Universidade e a sociedade, baseadas nos desafios ambientais, culturais, educacionais e socioeconômicos”, aponta o diretor. Ele confia que o uso racional dos recursos em atividades de extensão deva sempre atingir um maior número de alunos, e deva se materializar em retorno amplo à comunidade.

PROJETOS JÁ IMPLANTADOS

Meloni cita os Projetos: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Programa UniversIDADE, Centro Estudantil Social De Convivência (CESCON) e Programa Terra em estudo, como exemplos de programas de Extensão, com o propósito de unir ensino, pesquisa e aplicação social.

DIRETORIA DE EXTENSÃO (DExt) PROPÕE CURRICULARIZAR A EXTENSÃO, CRIAR BOLSA EXTENSÃO EMPRESA E MELHORAR SUPORTE TECNOLÓGICO

“Acredito que a ampliação de atividades de Extensão na Unicamp fortaleça o processo de Curricularização em ampla discussão na Universidade”, considera o diretor da DExt. Ele defende que, ao constar na grade dos cursos as atividades de Extensão, tal processo promoverá sinergias entre as unidades de ensino e pesquisa, bem como juntos aos programas já existentes ou em estudo.
Para Meloni, esse conteúdo desenvolvido nas ações de Extensão pelos alunos, vai se consolidar no chamado Coeficiente de Progressão de Extensão (CPEx) que ficará registrado no histórico escolar do estudante. “Visa a formação cidadã dos estudantes”, cita o diretor. “Nossa intenção junto à nova gestão é ampliar e fomentar as atividades extensionistas nas diversas unidades de ensino, com o envolvimento de todos”.
Para completar esse planejamento, Meloni cita ações de curto-prazo que deseja ver implantado na sua gestão, um projeto de Bolsa Extensão Empresa, que possibilitará programas de capacitação tecnológica a alunos da graduação, pós-graduação, ensino técnico e também para os profissionais já formados, além de buscar melhorias para o sistema de tecnologia e informação utilizados na EXTECAMP, afirma Meloni.