Pesquisa em Extensão é tema de webinar da ProEC

Serão expostos os projetos contemplados pelo 1º Edital de Financiamento à Pesquisa sobre Extensão Universitária

| Texto: Gabriela Villen

Refletir sobre o trabalho de extensão universitária e avaliar cientificamente se seus impactos são os principais objetivos das pesquisas apoiadas pelo 1º Edital de Financiamento à Pesquisa sobre Extensão Universitária da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp. Para promover o debate e estimular trocas entre os pesquisadores e interessados no assunto, a ProEC promoverá no dia 25 de novembro, às 14 horas, o webinar Pesquisa em Extensão. O evento contará com a apresentação dos 10 projetos contemplados pelo edital e abrirá espaço para o diálogo. O evento é aberto e gratuito e poderá ser acompanhado pelo link.

"Queremos criar sinergias entre os pesquisadores agraciados e divulgar as pesquisas em extensão que a Unicamp tem desenvolvido. Pesquisas de impacto podem, por exemplo, usar a mesma metodologia. Existem pontos de contato entre essas pesquisas que podem ser aproveitados", afirmou Muriel Gavira, assessora da ProEC. Muriel enfatizou ainda a importância da comunicação para o avanço da produção científica na área. "Se a gente quer fazer avançar o conhecimento sobre extensão universitária temos que publicar os resultados. Seja em um guia, um artigo, um livro, ou uma palestra, de alguma forma as pesquisas precisam saber o que está sendo pesquisado e quais os resultados. Este webinar tem também essa intenção", ressaltou.

Entre os temas das pesquisas selecionadas destacam-se as avaliações de impacto da ações de extensão universitária na sociedade, nos estudantes e na própria instituição de ensino superior. Outra proposta, buscará analisar o processo de curricularização da extensão que está en curso. As propostas foram apresentadas por docentes ou pesquisadores (carreira PQ) da Unicamp e tem como objetivo adensar e avançar o conhecimento sobre as características, gestão, políticas e práticas da extensão universitária. Confira o relatório completo sobre o edital.

As inscrições podem ser realizadas por aqui.

Propostas contempladas pelo edital