ProEC seleciona artistas e pesquisadores estrangeiros para residência na Unicamp em 2021-2022

Terão prioridade projetos envolvendo países da América Latina

| Texto: Fernando Barbosa

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o Edital do Programa de Bolsas a Pesquisadores e Artistas Residentes, da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp. O programa, em convênio com o Banco Santander, custeará projetos de residência artística na Unicamp entre  março de 2021 e junho de 2022.

Serão selecionados 9 trabalhos em 4 eixos temáticos - artes visuais, literatura, teatro, música, dança, culinária e artesanato - tendo prioridade projetos envolvendo países América Latina. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário eletrônico e na plataforma do banco.

O diretor da DCult, Wenceslao de Oliveira Junior, considera a possibilidade de encontrar o que há de mais interessante e importante na produção de arte e cultura, na atualidade. Ele ressalta o fato de o edital abrir a possibilidade de participação de estrangeiros latino-americanos. “Se estabelece uma sintonia com aquilo que a Unicamp vem pontuando nos últimos anos, para a arte e cultura de povos indígenas, latinos e afro-americanos”.

Wenceslao de Oliveira Junior, diretor da Dcult

No primeiro edital,  houve 93 inscrições para selecionar 9 trabalhos. Wenceslau espera que essa nova seleção tenha o mesmo número ou supere essa quantia, para se ter ainda mais opções de escolha.

O edital prevê  bolsa no valor fixo de R$ 13.888,88, para custear materiais e despesas dos contemplados no período da residência. Cada eixo temático poderá ter até 3 projetos contemplados e serão privilegiadas propostas que envolvam interação com os povos e as culturas ameríndias e afro-americanas.

O diretor da Dcult informou que os artistas-pesquisadores terão permanência na Universidade de aproximadamente 15 dias. Ele acredita que este tempo maior de contato, criação e apresentação dos trabalhos, vá gerar maior conexão desses autores com comunidades interna e externa da Unicamp.

Leia o edital completo.