— NOTÍCIAS

Projeto Divã Cultural - Casa do Lago - encontros preparatórios

Dias 07, 14 e 16/12, das 9h às 11h30



Encontros "Introdução ao Pensamento Sistêmico" inauguram etapa preparatória do Projeto Divã Cultural - Casa do Lago. Com Maria Rita Bueno e Marcelo Campos.

Um rico conteúdo e conjunto de técnicas que busca compreender o indivíduo a partir dos grupos sociais em que está inserido e sua relação com estes sistemas.

Sobre a Proposta:

O Projeto Divã Cultural: O Divã Cultural é uma iniciativa da Casa do Lago que visa promover espaços de escuta criativa e diálogos propositivos sobre temas e demandas emergentes de públicos variados. Será implementado em sua metodologia própria ao longo de 2023. E em sua fase inicial, recebe os encontros de introdução ao pensamento sistêmico para identificação de públicos e temas de interesse.

Sobre os Encontros de Introdução ao Pensamento Sistêmico: A Terapia Sistêmica é um conjunto de técnicas baseadas no chamado "Pensamento Sistêmico", que busca compreender o indivíduo a partir dos grupos sociais (sistemas) em que está inserido e em sua relação com estes grupos (trocas simbólicas, hierarquia, noção de pertencimento, modelagem de comportamento, fidelidades inconscientes, etc.). Seu principal foco é compreender as dinâmicas do sistema social onde edificamos nossa própria personalidade, a família; assim, um olhar especial é dirigido para nossas heranças transgeracionais e a maneira como elas determinam nosso comportamento. A partir deste arcabouço foram desenvolvidas dinâmicas em grupo que estimulam os participantes a compreender estes aspectos inconscientes, na forma de exercícios projetivos e/ou psicodramáticos; uma destas dinâmicas é conhecida como Constelação Familiar. São exercícios que oferecem um ambiente rico em autoconhecimento e compreensão de dinâmicas inconscientes e desenvolvimento de consciência corporal. Essa atividade já é oferecida com sucesso no programa UniversIDADE, da própria UNICAMP.

Sobre os Facilitadores:

MARCELO CAMPOS: Constelador e Terapeuta Sistêmico formado com a psicóloga Dra. Silvana Garcia; curso de Constelação Estrutural com Alex Possato; curso em Novas Constelações com Brigite Champettier (Insconfa – Espanha); Master Coach credenciado pela Sociedade Latino-americana de Coaching. Curso de Introdução à Análise Transacional pela UNAT. Historiador e Mestre em Ciências da Religião pela PUCC.

MARIA RITA BUENO: Consteladora Sistêmica e coaching sistêmica formada com o Constelador Marcelo Campos; Consteladora Sistêmica na Água e membro do curso de mentoria do Instituto Estevão; Curso de Dinâmicas e Terapia Familiar com o Psicólogo Ivan Roberto Capelatto; curso de Noções Teóricas e Práticas do Trabalho com Famílias e Casais pela Escola de Extensão da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Assistente Social e especialista em Serviço Social-Direitos Sociais e Competências Profissionais pela universidade de Brasília.

Curadoria:

MARIA CIMÉLIA GARCIA: Profissional de Arte, Cultura e Comunicação da Unicamp, facilitadora graduada e pós-graduada pela Hellinger / Innovare Schule em Constelação Familiar Original Hellinger @ , formação no Brasil e no exterior. Facilitadora pelo Programa Pathwork de Transformação Pessoal, cursando helper e assistência pela Regional Pathwork São Paulo-Paraná.

Ficha Técnica:

Facilitadores: Maria Rita Bueno Marcelo Campos

Curadoria: Maria Cimélia Garcia

Organização: Flávia Moraes Salles

Coordenação Geral: Silvana Di Blásio

 

Dias 07, 14 e 16/12, das 9h às 11h30

Local: Casa do Lago