Revista Internacional de Extensão Universitária da Unicamp lança primeiros volumes

As publicações abordam alguns dos principais temas que circundam o debate sobre Extensão Universitária, como avaliação e impacto das ações

| Texto: Gabriela Villen | Fotos: arquivo

Já estão disponíveis os dois primeiros volumes da Revista Internacional de Extensão Universitária da Unicamp (International Journal of Outreach and Community Engagement). Somando 14 artigos, os volumes abordam alguns dos principais temas que circundam o debate sobre Extensão Universitária, como avaliação e impacto das ações. As publicações trazem ainda relatos de experiências e reflexões sobre práticas nas mais diversas áreas do conhecimento. A Revista é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e pode ser acessada gratuitamente pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Para Muriel Gavira, assessora da Proec, que coordena a publicação, a Revista cria um canal de comunicação importante de divulgação e reflexão de praticas e pesquisa científica. "O grande número de submissões, mais de 60, entre artigos, relatos de práticas de extensão, resenhas e reflexões, mostra que havia uma demanda represada", observou Muriel. Além de autores da Unicamp, as publicações contam com colaborações da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O Cursinho Pré-vestibular Colmeia, criado em 2010 na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp em Limeira, foi objeto de análise de um dos artigos publicados. O trabalho avaliou os impactos socioespaciais do projeto, identificando sua abrangência em diversas escalas espaciais (local, regional e nacional), garantindo uma capilaridade em sua distribuição espacial em bairros periféricos no município.

“Cursinho Pré-vestibular Colmeia - Jovens construindo seu projeto de futuro”

A Revista faz parte da Rede de Editores de Revistas de Extensão Universitária da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O grupo procura dar visibilidade as iniciativas e pesquisas em âmbito latino-americano, assim como ser um espaço de troca entre os editores. "Temos aprendido muito com o grupo. Nossa publicação é a caçulinha da turma.

A submissão de artigos para os próximos números da Revistas será realizada de forma continua, podendo ser feita qualquer momento em formato digital, nos idiomas português, espanhol e inglês, pelo link. Entre os critérios de avaliação estão ineditismo, adequação ao escopo e aos padrões de qualidade da revista e o respeito aos direitos de propriedade intelectual, além das normas de formatação, citações e referências da Revista.