Semana da Longevidade debate políticas públicas, qualidade de vida e preconceitos contra o idoso

As atividades serão encerradas domingo (9) com uma caminhada

Texto: Fernando Barbosa I Imagens: José Irani

O Seminário de Longevidade “Idadismo, autocuidado, qualidade de vida e direitos da pessoa idosa” abriu, nesta terça-feira (4), na Unicamp, as comemorações pela Semana do Idoso. O evento, promovido pelo Programa UniversIDADE, tem atividades até o próximo final de semana, garantindo debates e entretinimento ao público. A abertura das atividades trouxe palestras sobre a qualidade de vida do idoso, preconceitos, práticas de exclusão e defesa de políticas públicas, além de apresentações culturais, como o coral do Programa UniversIdade.

Coral do Programa UniversIDADE na abertura da Semana

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o pró-reitor de Extensão e Cultura , Fernando Coelho; a coordenadora do Programa UniversIDADE, Alice Helena de Danielli, a “Leninha”; o diretor de projetos da Proec, Luiz Geraldo Pedroso Meloni; além de representantes da Prefeitura Municipal de Campinas e do Conselho Municipal de Direitos do Idoso.

O Pró-reitor ressaltou a importância desse programa ser mais um espaço da Universidade para se trazer e receber conhecimentos. “É um orgulho termos na Unicamp esse programa desde 2014. Vamos expandir-lo para outros campi”, prometeu Coelho.

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, ressaltou o orgulho pelo Programa

A coordenadora do Programa reafirmou essa meta de expansão. Leninha destacou também a importância das atividades terem diferenciais como: atender público já a partir dos 50 anos, ser de baixo custo e conduzidas por voluntários, abrir espaços para participação do público idoso e também dos mais jovens. Ela citou que o Programa abriga hoje mais de 3 mil alunos inscritos e quase 900 monitores e colaboradores. Leninha ressaltou ainda que o Programa, abre vagas para estudantes bolsistas e de pós-graduação e, em 2023, promete atrair os projetos de curricularização que se enquadrem com o público atingido.

Questões como a exclusão dos idosos das atividades domésticas, sociais e tecnológicas, agravadas pela pandemia de Covid-19, foram abordadas por vários palestrantes, ao longo do dia. “Precisamos colaborar e tornar-nos agentes de participação nas políticas públicas”, defendeu a coordenadora do Programa UniversIdade.

A coordenadora do Programa reafirmou a meta de expansão

Atividades da semana

Na continuidade da programação, nesta quarta-feira (5), acontece uma feira junto ao prédio da Diretoria Geral da Administração (DGA). Nesta feira serão comercializados trabalhos, frutos das oficinas do Programa UniversIDADE. Podem participar desta feira apenas instrutores e alunos que possuem artesanatos produzidos nas oficinas. A DGA fica na Praça das Bandeiras, próximo à reitoria.

Na quinta-feira (6), está programada a apresentação de atividades culturais,  oficinas e vivências, a partir das 9 horas, no Teatro de Arena da Unicamp (em frente a Biblioteca Central).

A programação se encerra no domingo (9), com a Caminhada do Universidade pelo campus da Unicamp, de percurso previsto para 3,5km. A taxa de inscrição é de R$45,00 e dará direito a uma camiseta do evento ou inscrição gratuita, não incluindo a camiseta da Caminhada.

Para mais informações e inscrições acesse o site do Programa ou telefone para  3521.8183.